quinta-feira, 16 de abril de 2009

Inicio do viriaTUs

Tão infinita e breve é a vida do homem!
“Em que rosto isento de contradição há-de ele peregrino erguer a tenda?”
Sê Tu, Senhor, a forrar-lhe de manhã o interior dos olhos.
Que cada um dos seus dias nasça com a alegria habitual do começo das coisas.
Que com olhos de criança ele olha a vida, firme como se visse o invisível.
Mas sim, diz-lhe que é verdade, que nada nos dispensa da grande solidão da morte, de termos de morrer cada um por nossa conta.
Ensina-lhe o essencial: o amor.
Que não disperse a vida em mundanas cortesias, em vã conversa, fúteis correrias, que não a torne banal à força de exibida.
Ensina-o a parar, ensina-lhe a paciência, a obediência ao ritmo lento do amadurecer os frutos.
Diz-lhe que a porta da felicidade abre para dentro, que a fama é uma miragem, uma perigosa serpente que rouba e suga os homens para depois, quando muito, lhes dar a sorte dos imortalizados e bronze, anónimos, esquecidos, íntimos apenas dos pássaros.
Que os dias do futuro estejam sempre em frente a ele coo uma longa fila de círios acesos, dourados, quentes, vivos. E deles colha a lição: consumir-se para que o mundo à sua volta tenha mais luz.
Que ele chegue ao fim da viagem, Senhor, livre e despojado, rico apenas do muito que foi pelo caminho.

Porque a actividade não se resume a uns meros 3 dias, fica marcado desde já, e aqui o inico da edição deste ano do viriaTUs. Este ano, o tema é vias diversis. E é mesmo isso que vos queremos proporcionar ao longo desta caminhada. Porque a vida do homem é tão curta e breve e, todos nós somos peregrinos num mundo de homens. sem te dares conta vieste aqui ter e, por qualquer motivo nos vamos encontrar na próxima semana. Tu assim o escolheste, nós apenas te queremos forncer caminhos, tu é que os irás escolher. São as escolhas da vida, são as tuas escolha, são a escolha do teu caminho.

Até sexta feira, queriamos deixar-te com uma pequena pergunta, para a qual, escolherás responder, ou não. E, escolherás partilhar, ou não. 

Que razões, nos dias de hoje, te levam a deixar a comodidado do teu lar e dos teus dias, para enveredares numa caminhada, numa peregrinação da vida? Que riquezas pensas encontrar.

Este é o teu espaço de partilha. Escolhes partilhar?

12 comentários:

colibri disse...

Numa edição anterior do viriatus ouvi/li "a alegria não está nas coisas está em ti", é com esta alegria que nos propomos todos os dias a caminhar, fazer o nosso caminho contribuindo para a felicidade dos outros, ja dizia B.P., só assim iremos tirar o melhor proveito da vida esboçando um sorriso ao dia cinzento que nasce, á flor que parece murchar, ao desconhecido que vai contigo no autocarro, e assim ao sorrires e veres espelhado nos outros o teu sorriso, irás ter vontade de fazer caminho, o TEU caminho.

Até sexta.

Carla Sofia disse...

Sei que não se trata do mesmo mas, no fundo, é tudo escutismo.
Ao ver essa questão que colocaram, lembrei-me dos meus últimos dias que foram passados a trabalhar na sede para a Inauguração que foi no Domingo.
Deixei a comodidade do lar e as longas horas de sono. Troquei-os por dias na sede em pinturas, em limpezas, a betumar chão e tudo o que uma casa, feita praticamente de raiz exige. Era triste ver que outros que tal como eu fazem caminho não estavam, mas a vida é assim.Cada um escolhe o seu caminho, não é verdade?
Faço-o simplesmente por Amor. Pelo Amor que tenho ao Escutismo e aos que vivem isto. E até mesmo aos que não vivem, mas se cruzam no nosso caminho. A maior riqueza que penso e espero encontrar é esse mesmo Amor. É o Amor que encontro nos sorrisos dos Lobitos quando os ajudamos, quando nos dão um abraço simplesmente porque estamos lá.
Paulo Coelho chama-lhe a Alma do Mundo e eu acho mesmo que é isso. O Amor é a Alma do Mundo, e acho que não há melhor recompensa que esse mesmo Amor.

Ana Rita disse...

Aceita-se o desafio para que esse mesmo comodismo seja posto de parte..para que o caminho seja feito...para que no final possamos dizer "Eu consegui.."

Depois de ter vivido o espirito do Viriatus nao conseguiria dizer que nao...

Anónimo disse...

Boas caros irmãos escutas
em resposta À pergunta que colocam no blog, decidi partilhar convosco o que penso!

Então, porquê deixar a comodidade do lar e dos meus dias para enveredar nesta caminhada e o que penso eu ganhar?

Tal como mostram no video, há opções que devem ser tomadas na vida, não conhecendo na maior parte das vezes, as consequências destas à partida. Resta-nos ser capazes de aceitar essas consequências! a minha presença nesta actividade foi mais uma das opções que tomei...As consequências são o deixar a comodidade do lar, e dos meus dias! No entanto esta será concerteza uma actividade de enriquecimento pessoal...Para além de toda esta riqueza pessoal que espero trazer comigo no fim da actividade, também a convivência com clãs de norte a sul do País se tornam um grande atractivo para a actividade..A partilha, a troca de experiências o caminhar juntos são sem dúvida aspectos muito importantes para mim! porque também isso é enriquecimento pessoal.
E porque toda a mística se revela super interessante para mim, por serem temas que adoro discutir, e no fundo, temas com os quais cada um de nós se debate no seu intimo, quase de hora em hora...Porque tudo na vida se resume a opções........

Forte canhota
TIago Araújo

' Nes disse...

Escolhi este caminho... antes de mais, porque para alem de me querer reencontrar no escutismo, depois de um ultimo ano nao muito bom na IIIª secção, quero encontrar-me na IVª e sentir que finalmente pertenço a ela e vou viver um espírito que me dará novamente a força que o escutismo já me deu. Espero uma boa caminhada e boas reflexões. Espero conhecer gente nova e uma actividade diferente das que estou habituada...

Beijinho
canhota, Inês Nobre.

' Nes disse...

Inês...
Agrup. 1119
Cercal do Alentejo.


...esqueci-me =p

Anónimo disse...

Em vésperas desta actividade, deixo aqui o que venho a pensar já há algum tempo e é o que me motiva a caminhar. Faz-se caminho andando. Só assim podemos tomar as nossas decisões, escolher um estradão monótono sem graça ou um trilho apertado, onde a conquista e onde o nosso máximo é exigido...o que é mais motivador e onde ganhamos mais? A resposta é obvia...aqui. E durante os nossos dias....semanas? Que escolhas fazemos? Decerto não são sempre os trilhos desafiantes. Eu próprio o diga, também ando por esses estradões.
Não sinto o meu lar 'casa' (espaço físico, entenda-se) como o meu verdadeiro lar. Sinto o meu lar como a reunião de todas as pessoas que me fazem sentir vivo, que me dispertam o sentimento de querer continuar em frente, apenas olhando para trás para levantar o irmão caído e cansado. Como algures ouvi, lar é onde estão as pessoas que pensam em ti.
Abandono esse lar para caminhar na minha própria caminhada sempre com esperança de voltar, mas tenho sempre presente que as rupturas são reais e temos de ter coragem para as enfrentar. Nessas caminhadas espero encontrar a riqueza que é a descoberta de nós próprios, para melhor servir o próximo. Para arrancar um sorriso de um rosto duro e vincado por mágoas, mesmo que não o aparente.

Fortes Canhotas e até amanha,

Canguru Inquieto

Anónimo disse...

grande fds, actividade maravilhosa.

malta, só para transmitir que o pessoal do Cercal do Alentejo já chego, que o pessoal do Algarve que ficou em Beja tbm já se encontra em casa e o resto do pessoal do Algarve tbm já esta a poucos minutos de casa.


obrigado a tds e a organização pela preocupação e pela merenda que nos disponibilizou para a viagem

forte canhota
Maló
1256-Parchal (Algarve)

' Nes disse...

Chegámos às 22h30 ao cercal! e os akgarvios devem estar quase la... :D

P.S. devia ter escrito logo q assim xeguei, mas pronto uma pessoa tem outras prioridades ne.. =P


beijinhos e abraços a todos os participantes

Agrup. 1119 Cercal do Alentejo.

Marta Marques disse...

00:26 hora de chegada a Portimão!!! =)

Foi uma longa jornada, mas estamos todos bem ;) Só falta o Ricardo chegar a Algoz, dentro de minutos está lá.

A merenda deu msm jeito, obrigada xD

Desejo a todos uma boa semana!!

Canhotas e abraçinhos xD

Ruben 274 disse...

E fizemos o Amor - Viriatus09 cheio de sabor!

Ruben Ribeiro
274 Espinho
Clã - Caridade

Anónimo disse...

E TODOS JUNTOS FIZEMOS O AMOOOOR
o Amor foi feito entre todos!!!!

bota mais um aBraço?!?!?!?!?!
loool
ganda actividade
é marcar ai uma actividade com todos novamente!!!

VIRIATUUUUUUS ALEEEEEEEE
VIRIATUUUUUUS ALEEEEEEEe

EEEEEESPERANÇA!!!!

eheheheh
7*

Tiago Araújo
Alvelos
Barcelos

FORTE CANHOTA